Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Fazer esteira realmente emagrece?


Uma das estratégias consideradas eficazes para a perda da gordura corporal é a prática regular de exercícios aeróbicos. Esses exercícios são caracterizados por atividades de longa duração, com intensidades baixas a moderadas, trabalham os grandes grupos musculares do corpo, aumentam o consumo de oxigênio, a freqüência cardíaca e a freqüência respiratória.

Dentre as atividades mais comuns destacam-se as caminhadas, as corridas, o ciclismo, a natação, a hidroginástica e a ginástica aeróbica. Portanto, a atividade na esteira (caminhada ou corrida), desde que atenda os critérios citados acima, contribui para a redução do peso corporal.

Em relação à prática do exercício aeróbico com objetivo de perder peso, recomenda-se que seja realizado de três a seis vezes semanais, com tempo de execução a partir de 30 a 40 minutos ininterruptos, tempo que o organismo leva para começar a queimar a gordura corporal como fonte de energia para manter o corpo em movimento. A duração máxima da atividade deve ficar próxima aos 60 minutos para evitar problemas de lesões.

Caso o indivíduo seja iniciante, ele deve caminhar em ritmo confortável, até 30 minutos, ou acumular esse tempo em mais sessões diárias, como três vezes ao dia de dez minutos cada. O ritmo da atividade aeróbica deve estar entre 50% a 80% da freqüência cardíaca máxima (220 - idade), correspondendo da caminhada rápida à corrida mais intensa, dependendo do condicionamento físico de cada um.

É importante destacar que outros fatores influenciam na perda do peso corporal, além da prática de exercícios físicos, como a genética e a alimentação. Desta forma, para resultados mais eficientes, as pessoas devem contar com a ajuda de profissionais especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário